terça-feira, 27 de setembro de 2011

Participação da APG-UFRGS no 38° CONAP

*por Cristiano Junta

Caros colegas,

É com imenso prazer que me dirijo aos colegas para relatar a participação da APG-UFRGS no 38° CONAP (Conselho Nacional de Associações de Pós-Graduandos). O CONAP é instancia deliberativa do movimento nacional de pós-graduandos cuja representação faz-se pela nossa associação nacional, a ANPG (Associação Nacional de Pós-Graduandos).
Fizemos uma árdua luta para ir até o CONAP, pois, partimos do entendimento que diversos pontos políticos chave da nossa gestão só poderiam ser conquistados com a luta nacional. Em especial, a urgente necessidade do reajuste no valor das bolsas (monstruosamente desvalorizadas depois de mais de 3 anos sem aumentos). Infelizmente, devido aos poucos recursos que a APG dispõem, apesar da nossa campanha financeira (que recorreu aos professores, pós-graduandos e entidades representativas de classe), não conseguimos os recursos suficientes para levar todos os três representantes eleitos. Pelo o que decidimos coletivamente que apenas um iria.

A boa notícia é que no CONAP o entendimento entre os diversos representantes de APGs de todo o pais (com representação de mais de 15 Estados diferentes, de todas as regiões e das maiores universidades como a USP, UNICAMP, UFRJ, UFMG, PUC-RJ, etc.) conseguimos discutir e aprovar uma campanha nacional pelo “Reajuste Já!” no valor.
A campanha é centrada em se dirigir a presidente Dilma para alocar os recursos necessários para que as bolsas de Mestrado e Doutorado obtenham um reajuste imediato para R$ 1.672,16 no mestrado e R$ 2.479,78 para doutorado. Além disso, a APG-UFRGS ajudou a formular a Moção de Repudio aos Cortes de Bolsas (veja a integra da moção aqui). Bem como a consideração critica em relação ao novo PNPG-2011-2020 (Plano Nacional de Pós-Graduação, recém lançado pela CAPES/CNPq) que diz:

“O documento não contempla nossa pauta pela elevação imediata do quantitativo das bolsas, montante e distribuição de recursos para a pós-graduação, com especial destaque para o reajuste de bolsas. Na verdade, o PNPG 2011-2020 apresenta um retrocesso em relação ao plano anterior, ao prever que “para se manter a atratividade das bolsas nos parâmetros atuais, é recomendável que os valores sejam reajustados em cerca de 10% no mínimo a cada três anos” (p. 279), pois o PNPG 2005-2010 recomendava “uma estratégia de reposição gradual da defasagem do valor das bolsas, de cerca de 50% do acréscimo entre 2005 e 2010”. Preocupa-nos, além do valor abaixo de nossas reivindicações, o fato de que o termo usado seja “recomendável”, ao invés de outro mais incisivo. Pautamos que o aumento seja de fato instituído, não que siga eternamente como uma recomendação.”

Agora, é colocar a mão na massa! A APG-UFRGS está discutindo as resoluções do CONAP e propondo que nos integremos a Campanha Nacional pelo Reajuste Já! Organizando atividades locais que visam dar visibilidade sobre nossas reivindicações. Acompanhe as atividades da APG e ajude a construir o movimento de pós-graduandos!

Veja todas as resoluções do 38° CONAP aqui:
http://www.anpg.org.br/gera_noticia.php?codigo=1001&tipo=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário