A Associação de Pós-Graduandos da UFRGS vêm por meio desta manifestar o total apoio a greve dos mestrandos e doutorandos do PPGAS.
Entendemos que a pós-graduação no país encontra-se em um cenário de profundos desafios. Mudanças intensas vêm sendo realizadas e propostas em uma velocidade que, por vezes, impede sua problematização e colocam estudantes e professores em uma situação de plena coerção. O objetivo da excelência acadêmica é compartilhado por todos os programas do país, no entanto, a sua definição não é discutida, em geral tendo como argumento a falta de tempo de todas as partes envolvidas.
Critérios de excelência centrados na produtividade acadêmica afastam do debate elementos tão importantes para a qualidade de um programa de pós-graduação como o suporte dado ao seu corpo discente. O número de publicações emerge como critério primeiro de excelência acadêmica, relegando a um segundo plano o que deveria ser o objetivo primordial da pós-graduação em instituições públicas: a contribuição – por meio da pesquisa, ensino e extensão – para a constituição de uma sociedade mais justa, plural e igualitária.
Em nosso entender, esse é o sentimento comum de todos os estudantes de pós-graduação que vêm se mobilizando em todo o país contra os cortes de bolsas arbitrários realizados sem fundamento jurídico pelos reveses da política de acúmulo de bolsas. Aqueles que se juntaram à campanha nacional pelo “Reajuste Já!” dos valores de bolsa de Mestrado e Doutorado. Aqueles que todos os dias confrontam suas coordenações por transparência e democracia nas suas decisões e editais. Tudo isso está em consonância com o movimento dos colegas da Antropologia. Exigimos juntamente com eles, que sejam levadas a sério nossas reinvindicações por transparência com a gestão dos bens públicos, o que somente pode ser feito efetivamente com democracia e paridade em todas as instâncias representativas da universidade! Juntamente com os colegas da Antropologia convidamos a todos a parar para pensar! Unicamente desta forma, juntos, docentes e discentes da Pós-Graduação da UFRGS poderemos construir uma Universidade pública e popular capaz de produzir contribuições relevantes para a sociedade brasileira.
Além disso, afirmamos que APG lutará através de todos os meios possíveis contra qualquer tipo de repreensão aos estudantes mobilizados (como, por exemplo, a contagem de faltas nos dias da paralisação e outras formas de coerção administrativa ou de desempenho acadêmico).
Todo apoio à paralisação dos colegas da Antropologia!
Organize os estudantes de seu Programa, é hora de parar para pensar e mudar a pós-graduação!
ASSOCIAÇÃO DOS PÓS-GRADUANDOS DA UFRGS
Gestão APG em Movimento 2011/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário