segunda-feira, 21 de maio de 2012

Relatoria Assembléia 17/05/2012


Relatoria Assembleia Geral APG-UFRGS
17/05/2012


Presentes
APG: Glauco, Ana Flávia, Baggio, Igor, Guilherme, Rafael, Adriano
Alunos PG: Livio S. Claudino, Dan G. D’Onofre, Douglas Z. Benzi, Daniel Augusto, Gregório D. Grisa, Renan Santos, Elisa Salengue, Gabriela Blanco, Fábio Marquesan, Ricardo Ossagô, Leonardo Palombini, Maurício J. A., Fábia F. Bernardes, Jaira C. Moraes, Carolina Brignoni, Thaíla Tanccini, Kerle A. Magalhães, Silvania Rubert.

Pauta:

1. Informes. Relato sobre início do processo de Consulta à Comunidade Universitária com vistas a escolha do próximo Reitor.

2. Relato do Congresso da ANPG (diversos pontos positivos, como a tentativa de criação de um plano nacional de assistência estudantil aos pós-graduandos, nos moldes do PNAES; continuidade da luta pelo reajuste de 40% nas bolsas e incorporação de direitos; indicação do nome do Cristiano com vice-presidente regional Sul; pontos negativos: o formato das mesas não privilegiou a participação dos pós-graduandos, mas dos palestrantes; financiamento do evento pode estar ligado a uma participação preponderante dos órgãos governamentais e agências de fomento e avaliação nas mesas; a discussão e participação efetiva foi prejudicada, especialmente na plenária de encerramento).

3. Campanha de reajuste de bolsas (haverá aumento de 10% no valor das bolsas em julho; essa informação não foi ainda oficializada, apenas um anúncio). Por falta de tempo para uma discussão mais consistente, esse tópico será retomado na pauta da próxima assembleia ou Fórum de RDs.

4. Salão de Pós-Graduação (informamos como está a organização do evento e frisamos a falta de auxílio da UFRGS para o desenvolvimento do evento, principalmente da PROPG, que se recusou a dar qualquer apoio financeiro ou de outra ordem ao Salão)

* Itens incluídos por sugestão do Renan: a. Apoio financeiro para eventos no exterior a mestrandos (como funciona e quais seriam as regras? A CAPES define ou os PPGs são autônomos?); b. Documentação sobre o gerenciamento de recursos dos PPGs (como está essa situação?).


ENCAMINHAMENTOS (conforme cada um dos tópicos definidos acima):

a. Pedir relatos de alunos de diversos PPGs para avaliar qual é a diretriz que cada um deles segue, para, então, levar adiante alguma tentativa de diálogo para mudança desses critérios e concessão no seu PPG;

b. Foi estabelecido que uma comissão ficará responsável por avaliar os processos que retornaram sobre os orçamentos e a aplicação de recursos financeiros em cada um dos PPGs, assim como dar andamento ao item a. Comissão composta por: Gabriela, Renan, Baggio, Thaíla, Dan.

1. Decidiu-se organizar um debate entre os candidatos à Reitor para discussão das propostas que defendem em relação a pós-graduação.

2. Redação e publicação de uma carta-manifesto sobre a avaliação do congresso da ANPG, assim como disponibilizar no site os outros documentos referentes a essa avaliação (como a moção escrita lá pelos delegados). Responsáveis pela primeira versão: Gregório e Adriano. Posterior complemento das informações pelos outros pós-graduandos.

3. Divulgar a informação de que houve apenas um anúncio, por parte do governo, sobre o aumento de 10% no valor das bolsas, sem que isso tenha sido oficializado. Haverá uma caravana para Brasília em agosto para continuar a campanha pelo reajuste de 40%. Comissão para agilizar o documento a ser entregue na próxima assembleia: Livio, Daniel, Silvania e Douglas. Retomar esse tópico na próxima assembleia.  

4. O evento foi transferido para os dias 11, 12 e 13 de julho. Além dos integrantes já indicados anteriormente, foram inseridos os seguintes pós-graduandos nas comissões da organização do Salão de Pós-Graduação: Comissão Científica: Ricardo e Silvania; Captação de Recursos: Adriano; Infraestrutura: Gregório e Guilherme (a ser informado).


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