MANIFESTO DOS DISCENTES DO PPGEDU/FACED/UFRGS EM APOIO À GREVE NACIONAL E DA UFRGS DOS PROFESSORES E SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE EDUCAÇÃO.
Professores e servidores técnico-administrativos das Universidades e Institutos Federais de educação estão em greve. Em algumas instituições já são mais de 30 dias de greve. A luta é pela reestruturação da carreira e pela melhoria de suas condições de trabalho, isto é, pela valorização do trabalho e das condições dele em educação! São mais de 56 Instituições de Ensino Superior em greve, um número que representa mais de 90% das IES do país. Para além dos interesses específicos das categorias em greve entendemos - nós estudantes da Pós-Graduação em Educação – PPGEdu - que essa luta é expressão da resistência às políticas de precarização, sucateamento da educação pública. Nossas universidades, bem como o processo educativo como um todo, são vítimas de um processo de mercantilização do ensino inaugurado pelas reformas neoliberais dos anos 1990 que os governos Lula/Dilma/PT só fizeram aprofundar. Derrotar essa política é tarefa daqueles que sonham e lutam por uma universidade pública, gratuita, laica, democrática, de qualidade, e que esteja socialmente referenciada nos interesses da classe trabalhadora e não nas demandas de mercado de trabalho e do grande capital.
Nessa conjuntura, nós, discentes do programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, reunidos em assembleia no dia 25 de junho de 2012, decidimos manifestar nosso total apoio à greve – graduação e pós-graduação - dos professores e técnicos administrativos das IES federais. Entendemos que esta luta também é nossa! Não somos as maiores vítimas da greve como propagam os discursos conservadores - somos presas das políticas neoliberais que sucateiam nossa universidade e precarizam o trabalho de nossos professores, funcionários e o nosso próprio trabalho. Contra esse modelo de educação estamos em luta! A greve não só é justa, como se faz necessária nesse período de ataque à educação!
Todo apoio à greve nacional! Todo apoio à luta dos trabalhadores em educação!
Assinam este documento os discentes e seus representantes do programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
27 de Junho de 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário