segunda-feira, 11 de junho de 2012

Pergunta da APG no debate no HCPA

No último debate realizado quarta-feira passada no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, uma pergunta elaborada pela APG foi sorteada e respondida pelas chapas.

Como já havíamos divulgado anteriormente, disponibilizamos aqui a íntegra da pergunta e das respostas de ambas as chapas.

Pergunta da APG:
Ao todo são 542 vagas para mais de 33 mil estudantes de graduação e pós-graduação. Ou seja, de cada 1000 estudantes, somente 15 são moradores nas moradias estudantis atuais. No novo edital nem mesmo são previstas vagas para estudantes da pós-graduação. Mestrandos que atualmente residem nas casas têm sido constrangidos a se retirarem. Quais são as propostas das chapas sobre assistência estudantil e condições de permanência dos estudantes na Universidade, em especial na Pós-Graduação?

Respostas:

CHAPA 1 - RENOVAÇÃO - MOVIMENTO "A UFRGS PODE MAIS"
(pergunta respondida pela profa. Maria Ceci Misoczky)

Em primeiro lugar é muito bom que nós tenhamos o retorno da APG a um ativismo e a uma presença mais marcante na nossa Universidade já que isso de alguma forma havia se perdido.
Com relação especificamente a pergunta sobre assistência estudantil, me parece que nós poderíamos ampliar um pouco. Para além da necessidade de acolhimento nas casas de estudante, o que implicaria evidentemente em reformas e ampliação de vagas já que elas hoje se encontram com bastante deficiência para o atendimento dos alunos que lá estão e implicaria também na retomada da autonomia dos estudantes na gestão da casa, nós consideramos que também é importante considerar temas como o da creche. 
Nós sabemos que há um projeto de resolução do MEC para que as creches se abram à comunidade, como é o caso do Colégio Aplicação; sabemos que as nossas colegas da creche já fizeram um estudo para atendimento de filhos de estudantes e filhos de terceirizados, o que seria uma forma, talvez, de uma interpretação favorável vindo esta resolução do MEC; e nós entendemos, portanto, que a assistência estudantil para os estudantes de graduação e para os estudantes da pós-graduação deve se constituir em prioridade.
Nós temos nos comprometido e isto está no nosso programa, especificamente o tema da casa dos estudantes. Pensamos, também, sobre a necessidade de, com os nossos colegas da creche, retomando a sua proposta que está em estudo na Reitoria [...] na possibilidade de acolher os filhos dos nossos alunos de pós-graduação, [alunos e alunas] que são jovens, com uma presença importante de alunas gestantes e que a assistência a elas garantiria o seu sucesso na conclusão do curso.
Lembrando ainda que em muitas unidades há também problemas de salas para permanência dos estudantes e, portanto, assistência também passa por espaços de trabalho para os estudantes.
E, finalmente, nós pensamos que é importante acolher no nosso espaço da Universidade, assim como as outras entidades de representação têm, também um espaço para uma sede da APG.

CHAPA 2 - A UFRGS que Fazemos Juntos
(pergunta respondida pelo atual Reitor prof. Carlos Alexandre Neto)

Muito bem. Obrigado à APG pela pergunta [...] Moradia estudantil tem sido também uma das nossas prioridades. Não foi por acaso que nós fizemos/terminamos uma reforma da casa dos estudantes lá na Agronomia/Veterinária, fizemos uma reforma de aproximadamente um milhão de reais na casa dos estudantes do Centro e sabemos que ainda precisamos continuar reformando principalmente a rede elétrica que é muito antiga e precisa de reparos bastatante importantes [...] Reformamos também os RU’s, construímos o RU na ESEF e estamos agora construindo um novo RU lá no bloco 4.
A APG sabe muito bem que existe um programa, o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) que é o programa mantém o RU, as casas dos estudantes [...] mas ele é um programa para a graduação. Então, eu não posso de maneira nenhuma priorizar os estudantes da pós-graduação por mais que eu reconheça que alguns estudantes, apesar de receberem uma bolsa, e uma bolsa que é maior que o auxílio-moradia que nós pagamos para os alunos de graduação, possam, ainda assim, ter necessidade de moradia um pouco facilitada um pouco mais barata e que a Universidade poderia oferecer esse tipo de moradia. Infelizmente não há um programa que suporte isso. Eu não posso colocar na casa dos estudantes alunos de pós-graduação em detrimento de alunos da graduação. Se houver sobra de vagas é óbvio que isso vai acontecer.
Agora, existe uma saída para isso, uma saída política que é a negociação com a CAPES e com o CNPQ de um programa de auxílio aos estudantes de pós-graduação. Assim como existe o PNAES.
Só pra vcs lembrarem: a UFRGS mantém suas Casas dos Estudantes e restaurantes, desde os anos 70, mantinha não é (?), apenas com recursos próprios, contra todas as evidências [...] e até indo contra as boas políticas orçamentárias, a UFRGS manteve as Casas e os RUS e apenas nos últimos 3 anos que a Universidade conta com o apoio do PNAES para fazer isso que estamos fazendo hoje e para manter esse apoio intensivo às casas dos estudantes e aos RU’s.
Então, resumindo, pois eu gosto de deixar muito claro quais são as nossas posições, o PNAES ele é um programa para os estudantes de graduação e infelizmente nós não podemos utilizar esses recursos para apoiar os estudantes de pós-graduação pois eles têm uma bolsa.

______________________________________

Participe dos próximos debates e se manifeste nesse processo de consulta à comunidade.
Informe-se sobre as chapas, sobre as propostas.
Exponha suas dúvidas.
O futuro da UFRGS depende muito da tua participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário