quinta-feira, 13 de março de 2014

APROVADA NO CEPE A REDUÇÃO DO NÚMERO DE CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS!

Nesta quarta-feira (12/03) à tarde, durante a sessão do CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão), foi aprovada nova Resolução que altera as Normas da Pós-Graduação Stricto Sensu da UFRGS. Esta aprovação foi uma vitória da CAMPG (Câmara de Pós-Graduação) com participação destacada dos representantes discentes.
Entre outras modificações, reduzem-se os créditos obrigatórios a serem realizados durante os cursos de pós-graduação stricto sensu, passando de 24 para 12 créditos (Mestrado) e de 36 para 18 (Doutorado). Cada PPG terá autonomia para fixar exigências superiores a estes limites mínimos de créditos, conforme deliberação nos Conselhos dos Programas.
Esta medida permite que os PPGs possam adaptar as carga horária de aulas de acordo com sua realidade, considerando que, na pós-graduação, as disciplinas demandam maior tempo extra de estudo, além do tempo destinado a participação em trabalho com grupos de pesquisa, práticas em campo, laboratoriais e de docência. Pode-se ainda evitar a repetição de conteúdos já abordados durante a graduação e aproveitar o percurso formativo da pós-graduação com outras estratégias de aprendizagem, com aplicação os conhecimentos previamente construídos no contexto da prática, na investigação e na publicação (cada vez mais exigida).
A nova norma vale a partir da sua publicação. Ainda, a APG vai consultar o CEPE sobre a validade desta para os estudantes já matriculados. É importante frisar que os representantes discentes dos PPG's deveram acompanhar o processo de reestruturação do currículo. Temos uma longa jornada pela frente!

Leia na Integra a Resolução 10/2014 AQUI




Um comentário: