Após meio ano de apreensão e sem recursos, chegou uma notícia que não queríamos: os cortes nos programas de pós-graduação tipo PROAP (grande maioria) serão de até 75%. Esta verba é normalmente utilizada para a realização de cursos, custeio do programa, auxílio a apresentação de trabalhos em eventos, custeio de bancas, auxílio para saídas de campo, entre outros. Sem ela boa parte dos trabalhos ficam comprometidos!
Esta informação está no seguinte documento Ofício Circular n 13/2015-CDS/CGSI/DPB/CAPES e está sendo confirmada aos poucos por muitos programas de pós-graduação de dentro e fora da UFRGS.
Aproveitamos para repassar a resposta do Pró-reitor de pós-graduação da UFSM e a matéria da APG UFSM sobre estes cortes.
Esta notícia já vem sendo rechaçada por inúmeros pró-reitores de pós-graduação.
Valorizar a ciência é valorizar a pós-graduação! Não aos cortes de verbas!!
Email enviado pelo PGMICRO/UFRGS...
Prezados Professores e alunos do PGMICRO,
Acabei de receber noticias do PROAP e não são boas. Nossos recursos para esse ano foram reduzidos em 75%, isso significa que iremos receber apenas 26.000 reais para todas as despesas do PGMICRO em 2015.
Tentaremos obviamente honrar com todos os auxilios já aprovados pela CPG desde o inicio do ano. Iremos realizar uma reunião da CPG para avaliar os pagamentos e iniciaremos os pagamentos logo que o dinheiro estiver depositado e for possivel ressarcir.
Sabemos que esse corte é muito critico, e no Fórum de Coordenadores da CAPES irei fazer pressão para tentar reverter mesmo que parcialmente.
Atenciosamente,
Fernanda

Nenhum comentário:
Postar um comentário