terça-feira, 26 de outubro de 2010

Oportunidade de Bolsas de Pós-Graduação no Canadá e na França

A RELINTER auxilia na divulgação de oportunidades de intercâmbio que ofereçam bolsas para os estudantes. Confira abaixo as últimas publicações sobre bolsas de pós-graduação
Oportunidades para Pós-graduação – outubro/novembro 2010

1)    Bolsas de estudo no Canadá
Até 16 de novembro, estudantes, professores universitários e pesquisadores ligados a institutos de pesquisa brasileiros podem inscrever-se no processo seletivo 2010/2011 para três bolsas de estudo do  Programa Entendendo   o Canadá: Estudos Canadenses, destinadas às disciplinas das Ciências Sociais e Humanas, particularmente aquelas que favoreçam estudos sobre a sociedade, valores e instituições canadenses, a política externa canadense e temas das relações bilaterais entre o Canadá e o Brasil.
Os candidatos devem ser fluentes em inglês ou francês, idiomas oficiais do Canadá. O dossiê de candidatura deve ser preenchido integralmente em inglês ou francês – deve ser apresentado em cinco vias. As diretrizes específicas de cada programa, bem como os formulários de inscrição encontram-se disponíveis no sítio www.iccs-ciec.ca.
Modalidades de bolsas
·         Bolsa de Pesquisa em Estudos Canadenses (Faculty Research Program - FRP / Bourse de Recherche Brésil - BRB) visa apoiar professores universitários e/ou pesquisadores, com formação mínima de mestrado, que busquem realizar pesquisa de curta duração sobre o Canadá ou sobre aspectos da relação bilateral Brasil-Canadá e publicação em revistas acadêmicas especializadas.
·         Bolsa de Especialização em Estudos Canadenses (Faculty Enrichment Program - FEP / Bourse de complément de spécialisation - BCS) tem o objetivo de fortalecer o conhecimento e a compreensão sobre o Canadá por meio do apoio a professores universitários na elaboração de cursos sobre o Canadá, em sua área de especialização, que serão incorporados de forma regular em sua disciplina.  
Para esses dois programas, a bolsa consiste em uma contribuição para a aquisição da passagem aérea internacional (máximo de 2 mil dólares canadenses, dependendo da região de destino no Canadá), além de uma subvenção semanal no valor de 900 dólares canadenses para as despesas no Canadá, por um período máximo de quatro semanas. 
Destinada a estudantes de doutorado, a Bolsa para Pesquisa de Doutorado (Doctoral Student Research Award - DSRA / Bourses de recherche de doctorat - BRD) visa promover o conhecimento e a compreensão sobre o Canadá e fomentar a pesquisa sobre temas canadenses, através do apoio a estudantes de doutorado, matriculados em uma instituição de ensino superior brasileira, que estejam desenvolvendo teses diretamente relacionadas ao Canadá e desejem realizar sua pesquisa em instituições canadenses. A bolsa consiste em uma contribuição para a aquisição da passagem aérea internacional (máximo de 2 mil dólares canadenses, dependendo da região de destino no Canadá) e uma subvenção mensal de 1,2 mil dólares canadenses para as despesas de subsistência no Canadá por um período máximo de seis meses, além de um complemento de 300 dólares canadenses, após entrega do relatório de pesquisa à Embaixada do Canadá.
Todas as candidaturas deverão ser encaminhadas para a Assessoria para Assuntos de Educação da Embaixada do Canadá: SES - Quadra 803  Lote 16, 70410-900 Brasília, DF.
Para saber mais:
academic.bsb@international.gc.ca ou academique.bsb@international.gc.ca
Tel. (61) 3424-5400 ou 3424-5454 R: 3261


2)    Bolsas de estudo na França
Bolsa Eiffel 2011/2012
Estão abertas as candidaturas ao programa de bolsas de excelência do Ministério das Relações Exteriores da França – MAEE para estudantes internacionais admitidos em instituições francesas de ensino superior.
O programa Eiffel tem por objetivo formar futuros líderes estrangeiros, dos setores público e privado, e encorajar as candidaturas de estudantes de países emergentes, principalmente da Ásia, América Latina, Leste europeu, Oriente Médio e dos novos Estados membros da União Europeia. 
Financia formações de nível master ou dez meses de mobilidade em doutorado (co-tutela ou co-orientação, de preferência no segundo ou terceiro ano do doutorado). As áreas prioritárias deste programa de excelência são: engenharia, economia, administração, direito e ciências políticas.
Eiffel - Master
Bolsa de 1.181 € mensais para a realização de uma formação de nível master (especialização ou mestrado). A bolsa é concedida pelo tempo necessário para a obtenção do diploma. As áreas de estudos contempladas são: engenharia, economia, administração, direito e ciências políticas. Para poder concorrer é preciso ter no máximo 30 anos de idade.
Eiffel – Doctorat
Bolsa de 1.400 € mensais para financiamento de dez meses de mobilidade para preparação de uma tese. As áreas de estudos contempladas são: ciências da engenharia e exatas (física, química, ciências da vida, nano e biotecnologia, ciências ambientais, ciência e tecnologias da informação e da comunicação), economia, administração, direito e ciências políticas. Para concorrer é preciso ter no máximo 35 anos de idade.
Para mais informações, acesse: www.brasil.campusfrance.br
Master Erasmus Mundus Msc European Forestry
Está aberto o processo seletivo para o Master Erasmus Mundus Msc European Forestry
O Master intitulado European forestry foi criado em 2004 e integra as formações de master financiadas pela União Européia destinados a estudantes internacionais. Desde sua criação, esse programa de master já recebeu 160 estudantes de 40 nacionalidades.
No primeiro ano de formação será oferecido um ensino amplo sobre as florestas no contexto europeu. Cursos e excursões serão organizados em todos os países membros do consórcio, o que permitirá aos estudantes adquirir um conhecimento altíssimo sobre as florestas européias, desde a região mediterrânea até as zonas boreais, passando pelas planícies atlânticas dos Alpes. No segundo ano, os estudantes ingressarão no ensino de nível M2 em uma das universidades membros do consórcio.
Os estudantes aceitos no programa de master poderão receber uma bolsa da União Européia de 40.000 euros para os dois anos, além de 8.000 euros de gastos de deslocamento. Esse número de bolsas é limitado a uma dezena por ano. Já para os estudantes que se auto-financiarão, recomenda-se que se organizem para o financiamento individual de 15.500 euros por ano, tendo em vista os seguintes valores: (inscrição do master: 8.000 euros, deslocamentos: 1.500 euros e alojamento e alimentação: 6.000 euros).
Esse master é dirigido aos melhores estudantes da área que desejam adquirir uma formação internacional de alto nível. Esses estudantes deverão ter bons conhecimentos da língua inglesa. Estudantes provenientes de países francófonos ou de língua latina, ou aqueles que possuem conhecimentos da língua francesa, podem realizar o segundo ano do programa na França.
Já estão abertas as candidaturas para o master que se inicia em agosto de 2011. As etapas de seleção serão organizadas pelo consórcio a partir de um dossiê e entrevista.
Para mais informações: www.brasil.campusfrance.org
Bolsas de Pós-doutorado em Ciências Humanas e Sociais
Candidaturas até 31 de outubro de 2010
Com a ajuda da União Européia, a Fondation Maison des Sciences de l’Homme (FMSH) lança um novo programa de bolsas pós-doutorais, Fernand Braudel – IFER, destinado a pesquisadores internacionais em ciências humanas e sociais, para o período de 9 meses em um laboratório de pesquisa na França.
Para mais informações: www.brasil.campusfrance.org
Inscrições abertas para a rede ‘n+i’
A rede “n+i”, criada pelas grandes escolas de engenharia francesas, permite que os estudantes internacionais interessados em ingressar nos estudos de engenharia na França realizem uma candidatura única. Além disso, a rede oferece serviços de informação e facilidades no procedimento de inscrição, assim como a preparação e possibilidades de financiamento de estudos em qualquer escola da rede.
As inscrições podem ser feitas até 6 de março de 2011. Mas estudantes que desejam obter uma bolsa de estudos deverão imperativamente se inscrever na primeira sessão, que vai até 10 de novembro de 2010. Quanto antes o dossiê estiver completo, maior serão as chances de recrutamento (escolha máxima de escolas) e de obtenção de bolsas.
Para mais informações, acesse: www.brasil.campusfrance.org
Masters Erasmus Mundus sobre vinho
O Grupo ESA está lançando dois editais de master nos domínios da agricultura, agro-alimentação, viticultura e meio ambiente aos estudantes internacionais interessados em realizar seus estudos na França:
Master International Vintage (vine, wine and terroir management) que desde 2005 é reconhecido como « Erasmus Mundus ».
Master Food Identity (desenvolvimento dos produtos regionais no contexto da globalização), que em julho de 2010 foi selecionado pela Comissão Européia e integra os 116 Masters de excelência Erasmus Mundus.
Os dois programas de master oferecem aos estudantes internacionais das áreas agro-alimentar, agrônoma, biológica e econômica a possibilidade de receber uma bolsa completa de estudos para os dois anos de formação, a partir de setembro de 2011.
A data limite de entrega dos dossiês de candidatura é 4 de dezembro de 2010.
Para mais informações, acesse: www.brasil.campusfrance.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário