quinta-feira, 28 de março de 2013

Carta entregue ao Reitor pela valorização da Pós-Graduação no Brasil


Porto Alegre, 27 de março de 2013

Ao Magnífico Reitor Carlos Alexandre Netto,

A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e a Associação de Pós-Graduandos da UFRGS (APG-UFRGS) vêm pautando, desde o mês de janeiro deste ano, o cumprimento do compromisso firmado pelo Governo Federal de reajustar as bolsas de pesquisa no país. Tanto no 23° Congresso da Associação Nacional de Pós Graduandos, em maio de 2012, quanto na Caravana Nacional da ANPG à Brasília, em agosto do mesmo ano, o Governo, nas pessoas do Presidente do CNPQ e do Ministro de Educação, reafirmou o compromisso de reajuste de 20% das bolsas de mestrado e doutorado pagas pelos orgão de fomento à pesquisa subordinados ao governo federal. Tal reajuste se daria em duas parcelas de 10%, a primeira confirmou-se em outubro de 2012 e a segunda parcela foi prometida para início de 2013, entretanto, sem se confirmar até o momento.

Neste sentido, a ANPG e as APGs mobilizam-se no mês de março e seguirão mobilizadas em sua campanha por mais financiamento para a ciência e tecnologia, pela manutenção do compromisso de reajuste firmado conosco e por uma política de valorização permanente das bolsas de pesquisa que consiga suprir a defasagem histórica que elas têm hoje em dia.

Consideramos que, para o Brasil desenvolver-se plenamente em seus aspectos econômicos e sociais, a valorização da pesquisa e do pesquisador é elemento fundamental. Assim, uma política que siga encarando a bolsa como uma assistência, e não como um direito, e que se mantenha distante das necessidades reais de vida dos pós-graduandos de nosso país nos parece inadmissível. 
Diante disso, solicitamos que vossa magnificência endosse e apoie, junto à Andifes e às demais instâncias nas quais participa, a mobilização dos pós-graduandos por mais financiamento para ciência e tecnologia, por uma política de valorização permanente e pela garantia do reajuste de bolsas prometido.


Associação de Pós-Graduandos da UFRGS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário