sábado, 27 de abril de 2013

Relatoria da II Assembleia Geral dos Pós-Graduandos UFRGS


Data: 25 de abril de 2013
Local: Auditório da Arquitetura
Horário: 19h

Pauta:

1. Assistência Estudantil
2. Acúmulo de bolsa e vínculo empregatício

Encaminhamentos:

1. Assistência Estudantil

1.1 Criação de uma comissão para redigir um documento a ser entregue à Reitoria com os pontos levantados na Assembleia
 - Composição da comissão: APG, Juliano Denicol, Agnes Santos, Bernardo Miorando, Greison Bianchi
 - Pontos a serem desenvolvidos no documento: 
  * Barreiras para a permanência dos estudantes na pós-graduação; 
 * Incongruências entre a expansão da graduação (cotas) e a possibilidade dos estudantes ingressarem e permanecerem na  pós-graduação; 
 * Necessidade de criação de critérios socioeconômicos para a distribuição de bolsas; 
 * Necessidade de criação de um índice Capes de avaliação dos Programas referente a aspectos socioeconômicos de seus discentes; 
  * Apresentação das alternativas criadas na UFSM para a expansão da assistência estudantil à pós-graduação;
  * Defesa da inclusão dos pós-graduandos ao Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) com a solicitação de que esta pauta seja levada e defendida pela Pró-Reitoria da UFRGS no Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa;
 * Proposta (de caráter momentâneo) de criação de um período de "adaptação" (seis meses) de todos os estudantes ingressantes na Pós-Graduação da UFRGS, no qual se estenderia o acesso à assistência estudantil existente na graduação.

1.2 Os pontos debatidos na Assembleia devem ser levados a reuniões dos discentes em seus programas, a fim de fomentar a participação de um maior número de estudantes
 - A APG ajudará na realização de assembleias/reuniões em cada programa

1.3 A APG solicitará esclarecimentos à PROPG sobre a política da Pró-Reitoria para a distribuição de bolsas que "sobram" entre os programas da UFRGS

1.4 Utilização dos dados obtidos no questionário elaborado pela APG para o embasamento do documento e das intervenções a serem feitas com a Reitoria.
- A APG fará um modelo de cartaz para divulgação do questionário.

1.5 A APG criará um canal emergencial de divulgação (facebook) dos casos mais sérios de estudantes da pós que sofrem com a falta de assistência estudantil.

1.6 Será realizada reunião específica para discussão sobre a luta por direitos trabalhistas aos pós-graduandos.


1.7 Reunião para apresentação do documento elaborado, informes e decisão sobre as próximas ações:
 22 de maio, às 19h, no Château.

2. Acúmulo de bolsa e vínculo empregatício
- Sem encaminhamentos

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