Memória do Fórum de Representantes Discentes de 23/06/2015
Presentes:
Bernardo Sfredo Miorando (Educação)
Francisco Amorim (Ciência da Computação)
Gabriel Guerra Câmara (Sociologia)
Luiz Eduardo Garcia da Silva (Ciência Política)
Luiza Abrantes (Artes Visuais)
Paula Loureiro (Geociências)
1. Condições de Pesquisa na UFRGS e Verbas da Pós-Graduação - cenários de greve
Constatação de que há uma inflexão nas tendências da pós-graduação nos últimos anos. Houve um crescimento sem precedentes, com estímulo à expansão de vagas e à produção dos programas de pós-graduação (PPGs), principalmente via políticas de avaliação e atribuição de recursos. Hoje, porém, essa tendência esbarra na falta de recursos, uma vez que o orçamento atual não é suficiente para sustentar o crescimento estimulado nos últimos anos. Sem mais bolsas, os PPGs não oferecem mais vagas, ficando limitada a possibilidade de oferecer formação a mais pós-graduandos.
Mesmo que não se considerasse como necessária a perspectiva de ampliação da pós-graduação, a situação é grave. O corte de verbas ameaça diminuir ainda mais o número de bolsas. Os atrasos nos repasses de verbas por parte da Capes, atingindo transversalmente os PPGs, implicando dificuldades para pós-graduandos. Há limitações nas quantias disponíveis para auxílios à participação em eventos, que não têm sido fornecidos aos discentes neste ano. Em outros casos, os recursos para apoio às atividades discentes de pesquisa são cortados sem uma clareza quanto à origem das restrições ou responsabilização dos agentes que procedem esses cortes. Informações sobre razões e possíveis soluções para esses problemas não são prestados pelas coordenações e secretarias dos cursos, ou são fornecidos de maneira confusa e contraditória, deixando os discentes desamparados e sem saber como proceder.
Com relação à greve, já deflagrada entre os técnicos-administrativos e já indicada pelos docentes, os representantes discentes relatam grande dificuldade em mobilizar os discentes da pós-graduação, que tendem a ser indiferentes em relação à greve. As razões para tanto envolvem a dispersão dos estudantes, pouca consciência de conexões entre os temas da greve e as demandas dos pós-graduandos e a percepção de que a greve não alterará seus prazos. Mais do que as pautas de greve, os pós-graduandos sentem-se afetados pelas dificuldades imediatas nos PPGs, mais claramente presentes no seu cotidiano. Assim, uma alternativa que se apresenta é utilizar o período de greve para discutir o que está mal e precisa ser organizado nos PPGs.
2. Dificuldades nos Programas de Pós-Graduação da UFRGS
Algumas das dificuldades enfrentadas pelos pós-graduandos em seus PPGs, relatadas pelos representantes discentes, envolvem:
- desconhecimento ou inacessibilidade das regras da UFRGS e dos PPGs que regem os cursos de pós-graduação;
- falta de transparência nos atos administrativos dos PPGs, indo desde as avaliações dos processos seletivos, passando pelos processos de concessão de bolsa e atingindo mesmo a não divulgação das atas das reuniões das Comissões e Conselhos dos PPGs;
- falta de representatividade dos estudantes nas diferentes instâncias administrativas dos PPGs e em suas decisões, especialmente nas comissões de bolsa;
- inexistência de um calendário acadêmico regular de pós-graduação, ficando cada PPG relegado à sua própria (des)organização;
- atrasos nas atribuições de conceitos das disciplinas, gerando transtornos à vida acadêmica do discente;
- visão de que a representação discente nos PPGs é "chapa branca", estando politicamente alinhada às gestões e servindo mais para legitimar suas decisões do que para problematizar as questões dos estudantes e defender seus interesses dentro dos PPGs.
Ainda, aponta-se dificuldade em receber informações da APG em um fluxo de comunicação estável e intenso. Torna-se difícil fazer uma discussão mais estruturada sobre o cenário amplo da pós-graduação quando há pouco conhecimento da APG entre os pós-graduandos. Frente a isso, sugerem-se algumas possibilidades.
3. Linhas de Ação e Propostas para a APG
Algumas das ações propostas à APG envolvem traçar um panorama de alguns elementos básicos dos PPGs, para que os discentes conheçam a situação de seus colegas e possam se posicionar melhor dentro dos seus PPGs. Pode-se mapear, nos PPGs:
- a distribuição das bolsas (que outras fontes de bolsas existem; qual a proporção de bolsas por estudante; qual a relação entre oferta e demanda; se há comissões de bolsa com representação discente; se há regras claras para a concessão de bolsas);
- a situação dos auxílios à participação em eventos (se são concedidas; se há regras; se há correspondência entre oferta e demanda);
- o funcionamento da representação discente (número de representantes em cada instância; se a representação está ativa; como são escolhidos os representantes);
- os mecanismos de articulação discente (reuniões; listas de e-mail; comunidades online);
- as práticas de estágio (como ocorrem; se há preparação);
- oferta de disciplinas (se cumprem a formação básica; se há preparação para o magistério superior; se há mecanismos de vinculação ao curso uma vez que o estudante já tenha cumprido todos os créditos).
Esses mapeamentos podem ser instrumentalizados a partir das ações sugeridas a serem adotadas desde já, incluem-se:
- criar um grupo de e-mails reunindo representantes discentes dos PPGs e a APG;
- ampliar a comunicação com os representantes discentes, com mensagens mais frequentes;
- intensificar a divulgação da APG no Facebook, divulgando fatos sobre a pós-graduação no Brasil, regras, procedimentos e dados dos PPGs;
- dinamizar e atualizar o site da APG, em especial com relação às atividades (fóruns, assembleias...);
- planejar reuniões e atividades da APG em outros câmpus (oferta de sala para atividades no Instituto de Geociências).
Indicam-se, ainda, temas a serem recuperados para discussão (constante) no âmbito da APG:
- Projeto de Lei dos Pós-Graduandos e questões de mecanismos de reajuste e previdência;
- cotas na pós-graduação;
- formação pós-graduada dos estudantes trabalhadores.
Os representantes discentes prontificam-se a atuar junto à APG de modo a viabilizar as ações sugeridas e a aprofundar e vascularizar o debate sobre as questões dos pós-graduandos nos PPGs da UFRGS.
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