quinta-feira, 25 de junho de 2015

Relato da reunião do Fórum de Representantes Discentes

Memória do Fórum de Representantes Discentes de 23/06/2015
Presentes:
Bernardo Sfredo Miorando (Educação)
Francisco Amorim (Ciência da Computação)
Gabriel Guerra Câmara (Sociologia)
Luiz Eduardo Garcia da Silva (Ciência Política)
Luiza Abrantes (Artes Visuais)
Paula Loureiro (Geociências)

Temas Discutidos:

1. Condições de Pesquisa na UFRGS e Verbas da Pós-Graduação - cenários de greve
Constatação de que há uma inflexão nas tendências da pós-graduação nos últimos anos. Houve um crescimento sem precedentes, com estímulo à expansão de vagas e à produção dos programas de pós-graduação (PPGs), principalmente via políticas de avaliação e atribuição de recursos. Hoje, porém, essa tendência esbarra na falta de recursos, uma vez que o orçamento atual não é suficiente para sustentar o crescimento estimulado nos últimos anos. Sem mais bolsas, os PPGs não oferecem mais vagas, ficando limitada a possibilidade de oferecer formação a mais pós-graduandos.
Mesmo que não se considerasse como necessária a perspectiva de ampliação da pós-graduação, a situação é grave. O corte de verbas ameaça diminuir ainda mais o número de bolsas. Os atrasos nos repasses de verbas por parte da Capes, atingindo transversalmente os PPGs, implicando dificuldades para pós-graduandos. Há limitações nas quantias disponíveis para auxílios à participação em eventos, que não têm sido fornecidos aos discentes neste ano. Em outros casos, os recursos para apoio às atividades discentes de pesquisa são cortados sem uma clareza quanto à origem das restrições ou responsabilização dos agentes que procedem esses cortes. Informações sobre razões e possíveis soluções para esses problemas não são prestados pelas coordenações e secretarias dos cursos, ou são fornecidos de maneira confusa e contraditória, deixando os discentes desamparados e sem saber como proceder.
Com relação à greve, já deflagrada entre os técnicos-administrativos e já indicada pelos docentes, os representantes discentes relatam grande dificuldade em mobilizar os discentes da pós-graduação, que tendem a ser indiferentes em relação à greve. As razões para tanto envolvem a dispersão dos estudantes, pouca consciência de conexões entre os temas da greve e as demandas dos pós-graduandos e a percepção de que a greve não alterará seus prazos. Mais do que as pautas de greve, os pós-graduandos sentem-se afetados pelas dificuldades imediatas nos PPGs, mais claramente presentes no seu cotidiano. Assim, uma alternativa que se apresenta é utilizar o período de greve para discutir o que está mal e precisa ser organizado nos PPGs.

2. Dificuldades nos Programas de Pós-Graduação da UFRGS
Algumas das dificuldades enfrentadas pelos pós-graduandos em seus PPGs, relatadas pelos representantes discentes, envolvem:
- desconhecimento ou inacessibilidade das regras da UFRGS e dos PPGs que regem os cursos de pós-graduação;
- falta de transparência nos atos administrativos dos PPGs, indo desde as avaliações dos processos seletivos, passando pelos processos de concessão de bolsa e atingindo mesmo a não divulgação das atas das reuniões das Comissões e Conselhos dos PPGs;
- falta de representatividade dos estudantes nas diferentes instâncias administrativas dos PPGs e em suas decisões, especialmente nas comissões de bolsa;
- inexistência de um calendário acadêmico regular de pós-graduação, ficando cada PPG relegado à sua própria (des)organização;
- atrasos nas atribuições de conceitos das disciplinas, gerando transtornos à vida acadêmica do discente;
- visão de que a representação discente nos PPGs é "chapa branca", estando politicamente alinhada às gestões e servindo mais para legitimar suas decisões do que para problematizar as questões dos estudantes e defender seus interesses dentro dos PPGs.
Ainda, aponta-se dificuldade em receber informações da APG em um fluxo de comunicação estável e intenso. Torna-se difícil fazer uma discussão mais estruturada sobre o cenário amplo da pós-graduação quando há pouco conhecimento da APG entre os pós-graduandos. Frente a isso, sugerem-se algumas possibilidades.

3. Linhas de Ação e Propostas para a APG
Algumas das ações propostas à APG envolvem traçar um panorama de alguns elementos básicos dos PPGs, para que os discentes conheçam a situação de seus colegas e possam se posicionar melhor dentro dos seus PPGs. Pode-se mapear, nos PPGs:
- a distribuição das bolsas (que outras fontes de bolsas existem; qual a proporção de bolsas por estudante; qual a relação entre oferta e demanda; se há comissões de bolsa com representação discente; se há regras claras para a concessão de bolsas);
- a situação dos auxílios à participação em eventos (se são concedidas; se há regras; se há correspondência entre oferta e demanda);
- o funcionamento da representação discente (número de representantes em cada instância; se a representação está ativa; como são escolhidos os representantes);
- os mecanismos de articulação discente (reuniões; listas de e-mail; comunidades online);
- as práticas de estágio (como ocorrem; se há preparação);
- oferta de disciplinas (se cumprem a formação básica; se há preparação para o magistério superior; se há mecanismos de vinculação ao curso uma vez que o estudante já tenha cumprido todos os créditos).


Esses mapeamentos podem ser instrumentalizados a partir das ações sugeridas a serem adotadas desde já, incluem-se:
- criar um grupo de e-mails reunindo representantes discentes dos PPGs e a APG;
- ampliar a comunicação com os representantes discentes, com mensagens mais frequentes;
- intensificar a divulgação da APG no Facebook, divulgando fatos sobre a pós-graduação no Brasil, regras, procedimentos e dados dos PPGs;
- dinamizar e atualizar o site da APG, em especial com relação às atividades (fóruns, assembleias...);
- planejar reuniões e atividades da APG em outros câmpus (oferta de sala para atividades no Instituto de Geociências).
Indicam-se, ainda, temas a serem recuperados para discussão (constante) no âmbito da APG:
- Projeto de Lei dos Pós-Graduandos e questões de mecanismos de reajuste e previdência;
- cotas na pós-graduação;
- formação pós-graduada dos estudantes trabalhadores.

Os representantes discentes prontificam-se a atuar junto à APG de modo a viabilizar as ações sugeridas e a aprofundar e vascularizar o debate sobre as questões dos pós-graduandos nos PPGs da UFRGS.


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