quarta-feira, 11 de maio de 2016

Eleições de delegados da UFRGS ao 25º Congresso Nacional de Pós-Graduandos


Caro(a) pós-graduando(a),

As eleições de delegados da UFRGS ao 25º Congresso Nacional de Pós-Graduandos estão ocorrendo nos dias 11 e 12 de maio, via Portal do Aluno. O 25º CNPG irá eleger a nova diretoria da entidade e decidirá os rumos da ANPG para os próximos 2 anos.

Você pode acessar a urna de votação através do link:
https://www1.ufrgs.br/Eleicoes/eleicoesufrgs.php?CodConcurso=546

ATENÇÃO! Devido à problemas técnicos, existe uma segunda opção de voto. Basta anular a segunda opção. Não é possível votar duas vezes na mesma chapa, logo, o processo não é inválido.

A Comissão Eleitoral aproveita para divulgar o programa político das duas chapas que concorrem ao pleito, logo abaixo. Você pode consultar a nominata completas dos candidatos das duas chapas em:
http://apgufrgs.blogspot.com.br/2016/05/homologacao-das-chapas-inscritas-na.html




VOTE CHAPA 1:
VAMOS À LUTA – UFRGS NO 25º CNPG

O desenvolvimento soberano de uma população advém das conquistas alcançadas por esta. Neste patamar, a Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação não estão de fora. Tais áreas propiciam à população oportunidades coletivas e pessoais, promovem a emancipação humana e o desenvolvimento sustentável e soberano de nosso povo e nação.
Nesse conjunto, a Pós-Graduação tem um importante papel, uma vez que sua produção científica e tecnológica é indispensável para a geração de conhecimento, senso crítico e infraestrutura nas áreas de logística (ferrovias, portos e aeroportos), engenharia nacional e tecnologias sociais; além de propiciar uma saúde de ponta entre tantas outras qualidades.
Contudo, a Pós-Graduação carece em nosso país. É a primeira a ser afetada com cortes, juntamente com a segurança, educação num todo e saúde. Estamos num momento onde uma bancada idealiza metas incabíveis que fere nossa recém conquistada democracia e gera fragilização dos direitos já alcançados, entre eles os nossos, pós-graduandXs.
Nós queremos, uma universidade onde haja assistência estudantil, que sejamos reconhecidXs pelo empoderamento das mulheres e não por atos machistas, por mais cotas raciais e sociais e não pelo racismo e segregação, por maior destinação de recursos (entre eles, bolsas) e não cortes destes e onde atos fascistas, misóginos, LGBTfóbicos e de opressão e agressão moral, psíquica e física não sobreponham nossas lutas e conquistas.
Assim, comentar em 2000 caracteres não é o suficiente para expressar o quanto de nossa Pós-Graduação tem que melhorar e ser assistida, principalmente na UFRGS. Dessa forma, nós, integrantes da Chapa 1: Vamos à Luta viemos pedir que se aliem em nossa luta diária, dentro e fora da universidade, vestindo a camiseta de pós-graduando, seja no Congresso, nas Câmaras ou demais espaços.
Contamos com seu voto para que possamos enviar ao 25º Congresso Nacional dos Pós-Graduandos (25º CNPG) delegadXs de nossa instituição assim como necessidades da UFRGS. Neste evento será votada pautas e a composição da nova diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) pelos próximos 2 anos. Sabemos que possuímos uma grande responsabilidade para convosco, contudo garantimos que não desistiremos de lutar pelos nossos sonhos carXs colegas.
Contamos com vossos votos.
Eleja a Chapa 1: Vamos à Luta!!!
Maiores informações em:
 facebook.com/vamosalutaufrg
CHAPA 2 – NÃO MAIS DEVERES SEM DIREITOS

Nosso programa não foi construído do dia para noite. Muito menos se trata da simples vontade de um pequeno grupo.
Somos as e os estudantes de pós-graduação que construíram o II Encontro Gaúcho de Pós-Graduandos e os encaminhamentos da carta de Tramandaí em 2014;
Somos as e os estudantes de pós-graduação que construíram o Manifesto de Agosto (2015), que mobilizaram estudantes de diferentes cursos em assembléias e atos contra o corte de verbas, passando em salas e laboratórios, dialogando e chamando para luta em filas de RUs e aulas públicas em conjunto com os demais segmentos de luta da universidade;
Somos os pós-graduandos e as pós-graduandas que sempre lutaram pela democracia na UFRGS, pela paridade e pela conquista dos espaços estudantis;
Somos estudantes de diferentes cursos a fim de organizar um programa político que se paute não só nas necessidades dos pós-graduandos e das pós-graduandas, mas que se importe também com para quê e para quem fazemos ciência e tecnologia. Assim, assumimos as seguintes bandeiras:

  • Defesa do ensino e da pesquisa púbicos e gratuitos: Postura crítica ao Marco da CT&I; Problematização da dependência do capital privado; Defesa da carreira docente regime DE; Relação universidade/sociedade, fluxo de saberes, via de mão dupla, ampliação deste canal;
  • Democracia interna das universidades federais: a busca por ampliação da democracia e de melhores formas de organização das instâncias deliberativas dentro das universidades. Transparência institucional (real!) principalmente dentro dos PPG’s (tanto de orçamento quanto de processos seletivos e critérios para distribuição de bolsas);
  • Cortes e reajustes das bolsas: Promover mobilização nacional permanente! Criar e potencializar as lutas contra os cortes de bolsas;
  • Assistência estudantil para a pós-graduação;
  • Acolhimento e solidariedade a pós-graduandos e pós-graduandas vindos de outros países;
  • Defender, ampliar e lutar por cotas na pós-graduação: raciais e sociais; criar espaço para movimentos sociais e populares;
  • Saúde mental das pós-graduandas e dos pós-graduandos: lutar contra a cobrança por produtividade. O estímulo criativo inerente ao fazer científico deve ser priorizado!

PARA SABER MAIS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário