quarta-feira, 28 de março de 2012

PARAR PARA PENSAR A PÓS-GRADUAÇÃO:


Dia 29 de março: Dia nacional de paralisação de pós-graduandos pelo
reajuste nos valores das bolsas.

A Associação de Pós-Graduandos da UFRGS (APG-UFRGS), junto com a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), convoca as pós-graduandas e os pós-graduandos de toda a Universidade a paralisarem todas as suas atividades acadêmicas e de pesquisa no dia 29 de março em defesa do reajuste imediato do valor das bolsas de mestrado e doutorado, há 4 anos congeladas (a inflação acumulada do período já supera os 20%).

A APG-UFRGS entende que a situação atual dos pós-graduandos é grave. Além da grande desvalorização das bolsas de pós-graduação no país, enfrentamos uma série de outros problemas. Na UFRGS os pós-graduandos vivem uma situação em que estão quase totalmente descobertos de uma política de assistência estudantil. Nós, pós-graduandos, não temos direito a auxílio creche, médico, psicológico ou de alimentação. Essa situação vem piorando. No primeiro semestre deste ano, a Caso do Estudantes Universitário, localizada no Campus Central da UFRGS, cortou em seu ultimo edital as poucas vagas remanescentes aos estudantes de mestrado, restringindo assim, o acesso à moradia estudantil aos pós-graduandos Isso constitui um verdadeiro absurdo! Como é possível que uma administração que se diz comprometida com a “inclusão” dos estudantes desfavorecidos possa tomar tal medida?


A APG-UFRGS se posiciona veementemente contra essa política da atual reitoria da UFRGS. Acreditamos que uma verdadeira política de inclusão na universidade pública deve contemplar o número crescente de estudantes que chegam a pós-graduação. Todos nós sabemos que apesar do aumento significativo do número de bolsas de estudo, nem todos os pós-graduandos são contemplados com esse direito. Esse fato deixa claro que é necessário que a Universidade auxilie um conjunto de estudantes que estão em uma situação difícil. Acreditamos que esse, e vários outros problemas relacionados as condições de trabalho e de estudo na pós-graduação, continuam em aberto.

A pesquisa é um fator fundamental para o desenvolvimento do país. No Brasil, os Programas de Pós-Graduação das Universidades Públicas concentram o maior volume e o que há de melhor em pesquisa científica. É essencial investir nesses programas para que a pesquisa científica nacional cumpra seu dever de contribuir para o desenvolvimento humano e tecnológico do país. Mas como isso será possível com a degradação das condições de estudo e de vida dos estudantes de pós-graduação?

Caros colegas, não há outra maneira de achar uma saída para essa situação que não na mobilização e organização dos estudantes de pós-graduação! Por essa razão convidamos todos os pós-graduandos da UFRGS a refletirem sobre as situações opressivas que vivemos diariamente em nosso ambiente de estudo. Estamos sendo sufocados por prazos que são cada vez mais curtos, exigências de publicação e participação em eventos cada vez em maior quantidade em nome de uma suposta “produtividade” questionável inclusive pelos seus próprios parâmetros. O número de publicações cientificas no país mais que dobrou nos últimos anos, enquanto o impacto dessas
publicações pouco se alterou.

Por isso, nesse dia 29 de março, convocamos todas e todos para PARAR PARA PENSAR A PÓS-GRADUAÇÃO. É hora de se unir no movimento de pós-graduação e de ajudar a constituir os instrumentos necessários para que nossa luta tenha sucesso. Todos estão convocados a participar de TODOS os fóruns de discussão da APG-UFRGS.

Dia 29/03 convocamos:

- Paralisação de todas as atividades acadêmicas e de pesquisa na UFRGS,
pelo reajuste imediato das bolsas de doutorado e mestrado!

- 13h - Piquete na frente da FACED para a distribuição de panfletos!

- 14h - Bate-papo sobre a situação da pós-graduação às 14h, no pátio da FACED.

- 18h30 - Reunião da APG-UFRGS no DAECA (Diretório Acadêmico de Economia,
Contábeis e Atuariais - Faculdade de Economia)


APG-UFRGS Gestão 2011-2012 “APG em Movimento”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário