segunda-feira, 31 de julho de 2023

Nova resolução CAMPG - Editais de seleção PPG

 Olá pós-granduandes,


Entrou em vigor novas regras para editais dos cursos de pós-graduação. A nova Resolução 837/2023 rege sobre normas gerais referentes aos Processos de Seleção e aos conteúdos mínimos que devem constar nos Editais com vistas ao ingresso nos Programas de Pós-graduação stricto sensu da UFRGS.


Alguns exemplos de regras importantes são:


“nos Editais de Seleção para ingresso nos Programas de Pós-graduaçã o deverã o constar número máximo de vagas ofertadas, incluindo, obrigatoriamente, reservas de vagas por ações afirmativas, definidas a partir da resolução vigente do CONSUN sobre o assunto.” (Art. 3º).


Também:


“Havendo entrevista, [...] são vedadas perguntas relacionadas ao gênero, à sexualidade, religiosidade, remuneração pessoal, preferência polí tico-partidá ria, composição familiar ou outras que incidam de alguma forma em discriminação por motivos não relacionados ao mérito acadêmico.” (Art. 24).


Leiam a nova resolução e fiquem atentos aos Editais de ingresso de seus PPG. Muitos casos de abuso acontecem sem que o alunado tenha conhecimento!


Para acessar a nova Resolução acesse o link: https://www.ufrgs.br/cepe/wp-content/uploads/2023/06/Res-CAMPG-00837-Regulamentacao-Ingresso-na-Pos-Graduacao-Graduacao-da-UFRGS_assinada.pdf ou https://www.ufrgs.br/cepe/legislacoes/


Lembrando que os representantes da APG (gestão 2022-2023) estiveram presentes na construção desta nova Resolução.


Atenciosamente,


Associação de Pós-Graduandos

Nenhum comentário:

Postar um comentário