Caros(as) Pós Graduandos(as),
Todos ao Ato Contra o Golpe: Fora Temer! - 17h30min na
Esquina democrática!
"Ou os estudantes se identificam com o destino de seu povo, com ele sofrendo a mesma luta, ou se dissociam do seu povo, e nesse caso serão aliados daqueles que exploram o povo."
Florestan Fernandes
É baseando-se nessa frase que a APG UFRGS busca tomar suas decisões e demarcar suas ações nesta Universidade. Somos povo e com o povo estamos na construção da sua própria história.
O maior aprendizado frente aos tempos atuais, é que a democracia não está dada ou garantida, mas precisa ser conquistada a cada dia, reafirmada e mantida pela força do povo. Todas as pessoas que buscam construir uma sociedade com justiça social devem olhar para trás e aprender com nosso passado.
Reconhecemos que os últimos governos federais trouxeram políticas positivas, que elevaram durante algum tempo o poder de compra da maior parte dos brasileiros e incluíram negros, indígenas e a classe trabalhadora na universidade. A situação do povo pobre recebeu algum alívio com as “políticas compensatórias”. As universidades federais receberam imensos investimentos levando a cabo uma política de expansão que nada fez para problematizar o flagrante déficit que existe na educação superior brasileira em termos de democracia e de formação ético-política.
Desde então, temos pautado a necessidade de discussão do projeto de pesquisa científica no país a partir das necessidades do povo brasileiro. Quando ainda maturávamos nossos pensamentos acerca disso, questionando as concepções de Universidade e de ciência e tecnologia que estavam sendo praticadas, fomos pegos em meio a uma política de ajuste fiscal, que se fez com a degradação dos ganhos em condições da vida conquistados na última da década e, o que é mais grave, com o investimento contra direitos que foram duramente conquistados ao longo de décadas. Rapidamente, repetimos em nossas mentes as palavras do prof. Fernandes e marchamos contra a direita por mais direitos.
Infelizmente, a atual continuidade dessa política de ajuste fiscal não impede os setores reacionários de continuar pressionando. Eles querem mais e mais, e de forma mais rápida. Não hesitaram em atropelar as regras do jogo, e hoje continuam golpeando a classe trabalhadora.
Nesse sentido, a APG UFRGS convoca todos os pós-graduandos para a construção do ato contra o golpe, às 17h30min na Esquina democrática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário