A UFRGS está em um momento importante de sua história, reflexo das duras e obscuras condições que a sociedade brasileira está passando: com um governo interino ilegítimo, a extinção do MCTI, o corte de verbas para a Educação e Saúde, ataque aos direitos sociais, entre tantos outros problemas. Entretanto, para construirmos e mantermos a universidade pública com qualidade nestes próximos 4 anos de gestão da reitoria, precisamos consolidar a democracia dentro e fora da UFRGS, com transparência na gestão dos recursos e autonomia à iniciativa privada e à propostas de governo que ferem a universidade (terceirizações, sucateamento e subutilização da infraestrutura, cobrança de taxas na graduação e pós, privatização do conhecimento produzido).
O voto é o instrumento de participação direta no processo democrático que se apresenta (eleição para reitoria). O voto é individual, intransferível e secreto. Cada estudante tem a responsabilidade (direito e dever) de se fazer representar neste processo eleitoral. A APG, por outro lado, como entidade representativa, tem como missão defender os interesses da classe que representa. Portanto, frente às resoluções tiradas em duas assembleias (18/maio; campus Centro e Vale), assim como às resoluções construídas pelos estudantes, técnicos-administrativos e professores no Encontro Universitário (21/maio) e à defesa intransigente da PARIDADE, a gestão “APG em Movimento” decide por apoiar a chapa 1, “Virada Plural e Democrática”, com Carlos Alberto para reitor e Laura Verastro para vice-reitora.
Independentemente da escolha de cada colega pós-graduando, a APG convoca todos para que participem desta consulta no dia 16 deste mês. Só construiremos as condições para que o voto do pós-graduando seja mais valorizado participando e pressionando o conselho universitário a mudar sua posição. Neste momento, o voto massivo da comunidade em um projeto de universidade diferente do que está apresentado é uma importante forma de realizar esta pressão.
Caso queiram conhecer melhor os candidatos é só acessar os vídeo dos últimos debates (postagem do dia 05/junho).
APG - UFRGS
Nenhum comentário:
Postar um comentário