Divulgamos este precioso evento organizado pelos discentes do PPG História - UFRGS:
"Ser pós-graduando/a no século XXI" é um convite para a reflexão sobre a pós-graduação a partir da perspectiva daqueles que o fazem: os alunos e alunas de pós-graduação.
Consideramos que, enquanto crescem as pressões sobre a trajetória acadêmica individual dos alunos e das alunas, diminuem as garantias de financiamento e bolsas para a realização da pós-graduação, ao mesmo tempo em que grupos sociais até então marginalizados do Ensino Superior fazem seu ingresso na pós-graduação. É o momento de nos perguntarmos o que os estudantes realmente fazem na pós-graduação, quais os limites e as possibilidade de sua atuação não apenas acadêmica mas também profissional e qual o impacto social que as pesquisas da pós-graduação têm sobre a sociedade.
Para isso, "Ser pós-graduando/a no século XXI" se propõe refletir sobre temas que muitas vezes escapam às discussões mais burocráticas da academia. Qual o papel da militância social nos estudos de pós-graduação? Como pensar a pós-graduação como intervenção social? Quais os fatores que condicionam a participação das mulheres na pós-graduação? Qual o impacto das pressões acadêmicas e institucionais sobre a saúde dos estudantes e das estudantes de pós-graduação? E, por fim, o que fazer depois de concluída a pós-graduação?
Esses são os temas escolhidos para o evento "Ser pós-graduando/a no século XXI". Trata-se de uma primeira iniciativa da Representação Discente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul de colocar em pauta temas que não têm encontrado lugar nos espaços acadêmicos tradicionais. Nos propomos refletir sobre o futuro da pós-graduação a partir de nossa perspectiva enquanto alunos e alunas.
Pensar a pós-graduação por vir é função daqueles que a fazem no presente!
Link do evento no Facebook: https://www.facebook.com/Representa%C3%A7%C3%A3o-Discente-PPG-Hist%C3%B3ria-UFRGS-511235622413776/events
Cartaz em anexo.
Representes Discentes PPGH-UFRGS
Nenhum comentário:
Postar um comentário