sábado, 2 de julho de 2016

CARTA ABERTA EM DEFESA DA PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE (PED-RMPA)

Divulgando à pedidos esta carta aberta em defesa da Pesquisa de Emprego e Desemprego na região metropolitana de POA.
Ao fim da carta, há um link para assinatura de um abaixo-assinado apoiando a manutenção desta pesquisa.

CARTA ABERTA EM DEFESA DA PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE (PED-RMPA)

Ao Senhor Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira e autoridades a seguir:
José Ivo Sartori, Governador do Estado do Rio Grande do Sul;
Cristiano Tatsch, Secretário do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional (SEPLAN);
Catarina Paladini, Secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS);
Igor Alexandre Clemente de Morais, Presidente da Fundação de Economia e Estatística (FEE);
Gilberto Francisco Baldasso, Diretor-presidente interino da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS);
Clemente Ganz Lúcio, Diretor técnico do Dieese.

“Quando os períodos de crise e retenção de recursos para a produção de estudos e pesquisas se apresentam, é preciso coragem, ousadia, determinação e clareza política para preservar as atividades que nos tornam efetivamente grandes no presente, e garantem também um grande futuro. Manifesto o meu apoio à continuidade e fortalecimento da PED-RMPA.”
Wrana Panizzi (Professora Doutora Titular da UFRGS e Ex-presidente FEE).

Porto Alegre, 30 de Junho de 2016.

A Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA), em 2016, adentrou o 25º ano de execução, consagrando-se como uma das mais duradouras políticas de trabalho do Estado do Rio Grande do Sul, ao lado da intermediação de mão de obra e do encaminhamento ao seguro desemprego. A PED-RMPA nasceu da parceria entre o Governo do Estado do RS, através da FEE e da FGTAS e o DIEESE para coletar, tratar, analisar e divulgar informações sobre o mercado de trabalho por meio de metodologia desenvolvida pelo DIEESE/SEADE. Desde sua implantação, a PED-RMPA foi reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e pelo Fundo de Apoio ao Trabalhador (FAT) integrando o Sistema PED (SPED) e o Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda (SPETR) nacional.
A PED-RMPA é uma pesquisa domiciliar contínua que há 24 anos divulga mensalmente, até então de forma ininterrupta, estatísticas sobre o mercado de trabalho regional, além dos diversos estudos
analíticos construídos pela equipe de pesquisadores. A Pesquisa coleta informações sobre aspectos demográficos, educacionais, de migração, de mobilidade urbana e de inserção no mercado de trabalho em 2500 domicílios, por mês, distribuídos pelos 34 municípios da Região Metropolitana. Na comparação com outras pesquisas sobre mercado de trabalho, a PED-RMPA é aquela que oferece maiores possibilidades de análise e de geração de resultados precisos para a RMPA, devido a sua longa série histórica e a sua dimensão amostral, – com média de 78.096 indivíduos não repetidos entrevistados por ano desde seu início. Tais condições permitem acurácia e precisão em uma série de cruzamentos e análises sobre grupos populacionais específicos, fazendo da PED-RMPA o instrumento de análise mais poderoso para responder a questões e demandas locais.
O Rio Grande do Sul, através da PED-RMPA, é um dos poucos Estados que possuem a geração de dados primários com periodicidade contínua para a investigação de temas de interesse público de modo a auxiliar e monitorar as políticas públicas. Além disso, possibilita pesquisas suplementares – caronas – a fim de investigar outros temas relevantes.
A PED-RMPA está ameaçada de continuidade e convidamos a comunidade científica e a população em geral para assinarem este documento EM DEFESA DA PED-RMPA.

Porto Alegre, 30 de Junho de 2016.

Coleta de assinaturas:
https://secure.avaaz.org/po/petition/Ronaldo_Nogueira_Ministro_do_Trabalho_PELA_NAO_INTERRUPCAO_DA_PESQUISA_DE_EMPREGO_E_DESEMPREGO_DA_RMPA_PEDRMPA/?ccZtagb

Nenhum comentário:

Postar um comentário