*por Gustavo Perdoncini
Na última quinta-feira (14/10), foi realizado na Faculdade de Economia da UFRGS o primeiro Fórum de Representante Discentes da Universidade. Com a participação de Representantes Discentes de mais de 30 Programas de Pós-Graduação, foram debatidos temas de interesse mútuo e o importante papel que o mesmo tem em cada programa.
O representante discente quer democracia e voz ativa no meio acadêmico, quer se posicionar para contribuir com o fortalecimento da educação superior, cooperar para impulsionar a qualidade de ensino e, principalmente, lutar por direitos iguais e transparência nos processos e decisões sobre aquilo que diz respeito à nossa Universidade. Representar, mostrar e pautar os interesses dos alunos é o objetivo.
Esse encontro promovido pela APG em Movimento proporciona espaço para discussões acerca dos problemas e projetos dos discentes. Dentre as pautas da reunião, foram reforçadas as diretrizes que orientam nossa atuação como instituição representante e o importante papel que temos no contato direto Universidade-discente. O assunto que teve mais destaque foi os cortes ilegítimos de bolsas, ao qual a APG se posiciona totalmente contraria. Estes atos são inadmissíveis, e somos contra qualquer corte de bolsa. A aplicação de retroatividade em relação a esse tema não é fundamentada legalmente, o que fortalece ainda mais nossa posição.
A atuação dos discentes no cotidiano dos PPGs também foi abordada. É inadmissível que discentes sejam responsabilizados por tarefas que não lhes dizem respeito, como por exemplo, atividades administrativas nos PPGs. Alunos vêm para a universidade para estudar e não para servir de mão-de-obra não remunerada.
Esse foi o primeiro de muitos Fóruns dos Representantes Discentes. O próximo encontro está agendado para o dia 10 de novembro, às 18h30min em local a ser confirmado. Aliás, esta é uma das principais demandas da APG neste momento: uma sede própria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário